Pular para o conteúdo principal

Daqui a cem anos ...

Daqui a cem anos não serei de mim. Minhas cinzas, o punhado que restar da cremação, já estarão integradas ao útero fértil da terra. De minha obra talvez figure, não mais que um ou dois livros, num catálogo de alfarrábios. Nos arquivos de um convento, um frade curioso saberá que um dia o precedi nas sendas de São Domingos. E não mais. 

A idéia da imortalidade pesa-me como fardo ridículo de vaidade póstuma. Que importância têm os aplausos depois que os atores deixam o teatro? A notoriedade não me adula. Mineiro, curto a discrição, poder parar anônimo numa esquina, misturar-me à multidão, entregar-me à leitura na fila sem merecer o olhar invasivo de quem se me avizinha. Bastam-me as letras a me desnudarem frente ao leitor, e a fé de que me aguarda um fim infindo. Quero o colo de Deus. E não mais. Porque o verdadeiro amor sempre é terno.

Sinto-me um grão de areia ao meditar no acúmulo de séculos soterrados pelo passado e a se desdobrarem em futuro, antes que a nossa estrela-mãe queime em brilhos todo o seu combustível, calcinando este planeta pintado de azul e verde. Agora sou um entre mais de 6 bilhões. Como é possível caber tanta pretensão em tão diminuta pequenez? Por que o coração se infla de ambições, a mente transtorna-se retorcida pelo egoísmo, as mãos se apegam ciosas a objetos destituídos de vida? Pra que essa sofreguidão insana, a corrida contra o relógio, a irrefreável gula frente ao mundo circundante?

Desacelero. Fecho os olhos para ver melhor. A meditação afasta-me de mim mesmo, devolve-me àquele Outro que não sou eu e, no entanto, funda a minha verdadeira identidade. Assenta toda a poeira que me asfixia na azáfama cotidiana. Renova o meu oxigênio espiritual. Revolve esse canteiro que trago no mais íntimo de mim, sempre à espera da inefável semente divina.

Em setembro de 2105 terá sido inútil toda a minha pressa. Essa voracidade d'alma será apenas um definitivo silêncio no tempo. Estarei emudecido pela deslembrança. Não colherei as flores da primavera, nem ouvirei o som da flauta que embala minhas manhãs orantes. Transmutado no ciclo implacável da natureza, serei o que já fui: multidão de bactérias, húmus de um caule que brota, alimento de um pássaro.

Tenho 15 bilhões de anos. Sei que, como toda matéria, comungo a perene transubstanciação de todas as coisas criadas. Existo, coexisto e subsisto em Universo, não em pluriverso. Dentro de poucos anos serei tragado pelo ritmo da entropia, e minhas células se condensarão em moléculas integradas no baile alquímico da evolução. De novo, serei um com o todo. O oceano não é mais do que a interação de pingos d'água.

Essa certeza recata-me ansiedades. Volto a mim mesmo, ao recôndito do espírito, atento à delicadeza da vida. Tudo é liturgia, basta ter olhos para crer: o pão sobre a mesa, a água derramada no copo, a janela assediada pelo vento, a roda pétrea do amolador de facas, a vela consumindo-se de luz junto ao sacrário, o cheiro doce de manga, o mistério do momento exato em que o sono me seqüestra, a foto de meu pai na estante de livros, o grito alegre de uma criança que talvez colha em vida setembro de 2105.

O melhor da existência são as contas de seu colar, as diminutas miçangas que formam belos desenhos, os cacos do vitral. A conversa inconsútil com os amigos, a língua perfumada pelo vinho, os salmos de Adélia Prado, a sesta de domingo, a inveja dos velhos jogando dama na praça, o gesto de carinho, o cuidado solidário.

Daqui a cem anos, quando setembro vier, o mundo estará, como sempre, entregue a si mesmo, porém sem o concurso de minhas ambições, pretensões e inquietações.

Meditar no futuro aquieta-me. Impregna-me de um profundo sentimento de desimportância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça a Barbie Musculosa. A russa que ao invés de brilhar nas passarelas preferiu levar uma vida de "Rato de academia"

linda, mas seu padrão de beleza ainda assusta muita gente. Com rosto de boneca e corpo musculoso e torneado, a halterofilista russa, Julia Vins, conhecida também como Barbie Musculosa tem feito um sucesso estrondoso na internet. Com apenas 19 anos, a moça já conquistou seu espaço no mundo dos fortões e, desde os 18, vem acumulando prêmios em sua categoria no halterofilismo. E, embora sua estrutura física seja bastante controversa, a Barbie Musculosa tem destacado também como modelo fitness em todo o mundo. Mas, claro, apesar das polêmicas e das críticas, a Barbie Musculosa da Rússia não leva em consideração o que “haters” falam e exibe com orgulho seus mais de 40 centímetros de bíceps. Aliás, é no Instagram que é possível notar o sucesso de Julia, que já superou a marca de 95 mil seguidores em suas redes sociais. Mas, afinal, porque será que a Barbie Musculosa escolheu para si esse estilo tão confuso, que contrasta tanto com seu rosto absolutamente perfeit...

Exagero no silicone deixa o bumbum de uma mulher gigantesco.

 Essa é Britney Robinson. Ela é dançarina de uma boate de strip em Washington, nos Estados Unidos, e tem causado na internet por conta do tamanho exagerado de seu bumbum! Toda a polêmica ao redor de Britney se dá porque ela exagerou ao colocar silicone na retaguarda! Britney, que é chamada de BamBambi, ganhou fãs nas redes sociais, mas também despertou a atenção de pessoas nada amigáveis  Acontece que Britney chamou a atenção de pessoas da comunidade médica, que se preocupam com o tipo de exemplo que ela pode dar aos jovens  Na internet, muita gente diz que ela é uma versão exagerada de cantoras de bumbum grande como Jennifer Lopez, Nicki Minaj e Beyoncé! Por conta das cirurgias, o formato do bumbum de Britney não é tão comum!

Novo visual de Lady Gaga, Veja.

Lady Gaga é uma verdadeira camaleoa e agora ela mudou novamente o visual. O resultado é o que você confere na imagem acima. A Mamãe Monstro cortou, num estilo chanel, as madeixas. Depois, como de costume, ela mostrou o resultado para os seus fãs e seguidores no Twitter, na terça-feira, dia 5. Tudo o que eu preciso é compor música e amar os meus fãs #foto no estúdio, escreveu a cantora ao divulgar a imagem. mar os meus fãs #foto no estúdio, escreveu a cantora ao divulgar a imagem. Tudo o que eu preciso é compor música e amar os meus fãs #foto no estúdio, escreveu a cantora ao divulgar a imagem.